Filhosfelizes's Blog

A Harmonia e a Conscientização: o Antídoto da Alienação Parental

Posted on: março 30, 2010


Sara nos pergunta:

Boa noite, só é considerado alienação parental quando a mãe que fica com a guarda do filho fala mal do pai ou também quando o pai fala mal da mãe para o filho? Ele também pode sofrer penalização? Desde já fico grata e aguardo resposta.

Não, Sara. Todo comportamento que estimule uma criança a se afastar ou odiar um de seus genitores, escondendo aí ódio ou desejo de vingança contra o outro, já pode ser considerado alienador.

É preciso antes de tudo compreender o que leva a um pai ou uma mãe querer impor, sutil ou diretamente, sua visão do ex-companheiro ao filho. Falar mal das pessoas, mesmo que não seja nessa situação, já mostra más intenções. Com relação à família, ao casal e nas relações com as crianças, isso gera ainda mais problemas que podem se refletir na vida adulta da criança, onde ela vai repercutir tal comportamento.

Nós temos que levar em conta que para sermos bons pais e educadores, precisamos, antes de tudo, darmos o exemplo vívido. O exemplo é o maior legado que pode-se dar a alguém, especialmente ao filho ou às crianças.

Então, Sara, muitíssimo importante seu questionamento, pois ele ajuda a todos nós a refletirmos que, quando estamos expondo este problema familiar e social – a Alienação Parental – , estamos expondo diretamente a ferida das relações humanas. Como já mencionamos anteriormente, o objetivo do Movimento Filhos Felizes, dos Pais por Justiça e dos integrantes da Apase RS, todos unificados no Movimento CRIANÇA FELIZ RS, é o de ajudar a mudar esse quadro de DESEQUILÍBRIO para que passe a ser buscada a HARMONIA nos lares, nas relações e nas pessoas.

Nós chamamos as mães e pais, todos, para que busquem esse ponto de vista primordial nas relações. Mas para isso, há que haver extrema sinceridade consigo mesmo, para descobrir os próprios defeitos, mágoas, rancores, e então passar a trabalhar a própria psicologia e limpar-se disso. É um exercício de cidadania, consciência e busca pelo respeito.

Mesmo que estejamos sofrendo com as calúnias do ex-companheiro, é de vital importância que não repitamos aquele comportamento com a criança. Essa tendência a revidar, a ter reações semelhantes agrava ainda mais as consequências não só para a relação entre os ex-companheiros ou o casal, mas principalmente para a criança, que se vê sozinha, apartada, em função do egoísmo de um de ambos os pais.

Outro ponto importante é lembrar que a ALIENAÇÃO PARENTAL começa antes mesmo da separação do casal. E muitas vezes, nem mesmo chega a ocorrer a separação. É necessário compreender que falar mal do companheiro ao filho (ao invés de tentar harmonia ou outros meios de solucionar o problema conjugar) jamais será EDUCAR. É justamente O CONTRÁRIO.

Que as mães e pais possam buscar em si mesmos aquilo que gostariam que o companheiro ou o ex-companheiro fosse.

Sobre as penalidades, vai depender do caso.  Há um projeto de lei LEI sobre a ALIENAÇÃO PARENTAL aprovado na Câmara dos Deputadores e em mãos do Senado Federal que propõe penalidades, sim, para os pais que incutirem esse comportamento nos filhos. Porém, já existe na Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente artigos que protegem a criança de tal VIOLÊNCIA e garantem o Direito da Criança à liberdade em família.

Porém, Sara, há graus e GRAUS de Alienação Parental, Veja que o guardião da criança tem convivência direta com o filho, e isso muda muita coisa quando se trata da Síndrome de Alienação Parental estar instalada. Há casos agudos de impedimento de ver a criança, abuso emocional, falsas denúncias contra o outro genitor, inclusive de abuso sexual, etc. São armas utilizadas de forma INESCRUPULOSA para se afastar a criança do seu Pai (em casos raros, da mãe). É um problema extremamente comum e tido como “justificável” em muitos discursos da mãe da criança.

Há que se ter bom senso em identificar caso a caso.

Então, Sara, conte conosco para outros esclarecimentos. Esperamos tê-la ajudado nesses pontos.

Obrigada mais uma vez

Equipe Filhos Felizes

Movimento CRIANÇA FELIZ RS

http://www.criancafelizrs.com

filhosfelizes@yahoo.com.br

Deixe um comentário

O que já foi dito

Páginas

Sobre nós, os Filhos Felizes

Somos uma união de amigos que quer que os seus e os nossos filhos sejam felizes. Mas enquanto a Síndrome de Alienação Parental for desconhecida ou não for tratado como uma doença, muitas crianças ainda serão vítimas de mentiras, invenções, que não descrevem a realidade de suas vidas. E, puxa vida, sofrerão muito com isso!
Uma mãe (ou pai) que afasta ou impede a convivência da criança com o Pai (ou da mãe) e ainda inventa mentiras a respeito desse genitor está cometendo uma violência emocional, tão nociva quanto à violência física.
Então, se você presenciou, viveu ou vive uma realidade parecida, seja filho, filha, pai ou mãe, aqui é um lugar onde você poderá contar a sua história, e faremos o possível para te ajudar. Sinta-se à vontade para participar desse espaço conosco. Um espaço por Filhos Felizes. eScReva-Nos: filhosfelizes@yahoo.com.br

março 2010
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031